Campanha-01-01

Artigos

4/recent/ticker-posts

“A mãe da criatividade” na perspectiva de Matateu Ubisse


Matateu Ubisse é o fundador da Signus Creative Agency, que é primeira Agência de publicidade independente em Moçambique, este que foi motivado, na altura, pela ausência de agências que se preocupassem na construção e gestão de marcas que respeitassem a cultura local, principalmente na arena do fast food (social media). 

Durante o seu trajecto na construção e gestão de marcas é incontestável a sua habilidade de atribuir valores para as marcas, assim como o respeito que tem pela audiência. São várias as marcas com as quais trabalha e já trabalhou implementado diversas estratégias desde o design, cinema, copywriting e áudio com êxito. 

Para Ubisse, a mãe da criatividade é a restrição. Segundo Ubisse: Uma das coisas que tem notado no que diz respeito a execução das ideias, é que quanto mais liberdade tivermos melhor conseguimos resolver um determinado problema. Porém, é necessário deixar claro que a liberdade que ele se refere tem a ver com balizas. 

Artigo relacionado

Segundo Ubisse ter restrições ou balizas para resolver um problema criativo permite com que se possa explorar diferentes possibilidades, porém, que estejam alinhados ao briefing fornecido pelo cliente. O motivo dessa crença é que quando não se delimita um parâmetro ou balizas aos quais o criativo deverá se orientar, este corre risco de obter soluções ambíguas ao que se pretende obter como solução, ou seja, a audiência não compreenderá o que é que a marca quis nos informar ou nos dizer ao nos dar, segundo Ubisse: “este filme, este spot” e inclusive essa peça gráfica. 

Portanto, podemos concluir que criatividade é mais que a noção que se tem que é a de que por ser algo “subjectivo” apresentado de forma geral, é um exercício que requer disciplina tanto quanto o respeito pela audiência com a qual pretendemos comunicar uma ideia ou simplesmente contar uma história. 

Deixe ficar a sua opinião sobre o que achou deste artigo, para que possamos trazer mais similares. 

Enviar um comentário

4 Comentários

  1. Conteúdo de milhões, por mais conteúdos do gênero.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo conteúdo, dizer que este tipo de conteúdo é porque conhecemos mais agentes da arena criativa Moçambicana e temos mais referências também. Tragam mais Designers please. Khanimabo

    ResponderEliminar

Campanha-01-01