Freepik é uma empresa global de tecnologia e a maior plataforma mundial de recursos audiovisuais. A Freepik foi fundada em 2010 com o objectivo de empoderar os seus usuários, sejam eles designers, homens de negócio, professores e mais para que pudessem obter ferramentas que os possibilitassem transformar as suas ideias em realidade.
Segundo Carlos Cantu o actual CMO da Freepik, Ex-diretor do Twitter e veterano na área de Marketing disse que: “uma das palavras chaves que conduziu o redesign da marca é o ajudar a todos. Reflecte também como os usuários podem acessar facilmente aos recursos com o intuito de aprender, experimentar e crescer sem comprometer a alta qualidade e o profissionalismo.” Destacou também que, “como parte disso melhoramos também a experiência do usuário”
A empreitada efectuada pela equipe da Freepik em colaboração com a agência de publicidade Partners in Crime baseia-se também na dinâmica das novas tecnologias como a Inteligência Artificial. Assim, a Freepik posiciona-se como uma entidade que permite os usuários a acompanharem a dinâmica tecnológica no mundo criativo.
Artigo relacionado
Em que consistiu a actualização da identidade visual
É necessário frisar que mexer com a identidade visual de uma marca, quando não há propósito lógico, poderá ter uma repercussão devastadora tanto quanto positiva se for prescindida por um propósito claro. Embora que para quem esteja acostumado com algo, possa ser difícil aceitar o novo ou a substituição do antigo.
- Logotipo: A actualização foi, praticamente, drástica embora positiva. O logotipo anterior possuia um ícone de robô acompanhado por uma fonte. Ícone esse que permitia uma certa adaptação em diferentes meios e com o poder dos serviços da Freepik ele foi ganhando um certo reconhecimento. Actualmente o logotipo é composto por uma fonte personalizada e com caracteres enfatizados em termos do peso e cantos ligeiramente suavizados. E entre o logotipo a letra “I” foi substituído com ponto de exclamação para sugerir o poder da idealização. Embora toda composição do tipo seja bem executada, a ideia da exclamação sugere mais, na minha opinião, certa redundância porque o logotipo já é especial e implementar mais um glifo especial estraga a “vibe”. Porém nota-se compreensível porque o ponto de exclamação pode ser reajustado para dar caracterização ao “F” como elemento independente da indentidade.
- Cor: A cor azul principal da Freepik não foi alterada, mas foi desenvolvida uma nova paleta de cores, apresentado o verde Mediterrâneo e o vermelho Málaga para reflectir o local em que a empresa foi fundada.
- Posicionamento: Como já foi dito acima, a Freepik ajuda várias pessoas de diversas áreas a expressarem criativamente as suas ideias, facto este que influenciou a desenvolver um sistema de interação mais leve durante a navegação para possibilitar uma experiência mais amigável aos seus usuários.
Diga-nos o que achou da nova cara de uma das melhores plataformas em recursos para criativos.
0 Comentários