Campanha-01-01

Artigos

4/recent/ticker-posts

Foi pensado dentro da caixa que desenvolvi a tipografia com elementos africanos - Batsirai Madzonga

Zimbabwe-blog03-03

Batsirai Madzonga tem mais de 14 anos de experiência actuando na área de design com foco em execuções digitais. Para além de vários artigos que se dedica a criar sobre design, desenvolveu também um sistema tipográfico denominado Sankofa.

Madzonga leccionou artes e design em Zimbabwe na escola fundada pelo autor do livro “Afrikan Alphabets: The Story of Writing in Afrika”, Saki Mafundikwa. Através dos anos em que interagiu com Mafundikwa, Madzonga desenvolveu ainda mais uma forma céptica de olhar para o design. 


Para ele a trivial filosofia de que os criativos devem pensar fora da caixa não corresponde, necessariamente, um meio eficiente de inovação, isto porque ele advoga que “Our real power as people comes from our individuality (Nossa real força manifesta-se através da nossa individualidade)”. Facto este que tem demonstrado em seus trabalhos como é a tipografia criada baseada em elementos do sistema de escrita africana. 


Embora que a tipografia por ele desenvolvida não reflicta o sistema de escritas de diversos povos africanos, ela carrega em si elementos obtidos através das pesquisas dos símbolos ou ideogramas africanos, que poucos ou quase nunca são leccionados nas instituições cuja influência curricular é baseada nas escolas americanas e europeias. Sendo possível notar na execução conceptual à prática o que entende por pensar dentro da caixa. 

Essa tipografia, apresenta uma aparência atípica das que são consideradas inspiradas em elementos africanos. Cada letra ou caracter, para além da sua linha que a dá forma, possui sua forma que é articulada em função da sua estrutura anatómica. 


A sua aplicação em uma peça gráfica carrega uma presença peculiar e distintiva, podendo agregar um valor associativa africano em função a natureza de cada projecto. Esta família tipográfica possui variações de pesos. 

Enviar um comentário

0 Comentários

Campanha-01-01