Não se fala da cultura e identidade do povo moçambicano sem fazer menção à capulana, pois suas estampas coloridas e seus padrões têm significados simbólicos que reflectem aspectos da nossa vida cotidiana, desde crenças religiosas e diversas narrativas históricas que reflectem nossos valores.
Cláudio Lobo é fundador da Chibaia Clothing, marca de vestuário com conceitos moçambicanos. Trata-se de uma marca que reinventou a capulana, um tecido dito “tradicional”, de uma forma única e inovadora ao mundo da moda, valorizando os elementos socioculturais do país.
O nome “Chibaia”, que dá vida à marca de vestuário de Cláudio, desperta curiosidade a muitos. Na verdade, é um nome inspirado no seu legado familiar. Na época colonial, seu avô adoptou o nome “Lobo”, um nome português, deixando para trás seu nome original “Chibaia”. Do resgate deste nome pode entender-se que, ainda que seja uma escolha de marketing, é uma acção que o conecta às suas origens e comprova o seu orgulho moçambicano.
O designer, originário de família moçambicana, da província da Zambézia, nasceu nos Estados Unidos da América, cresceu em Washington e actualmente vive em Maputo. Tem formação em Marketing, Comércio Internacional e, claramente, em Design, uma formação que lhe veio depois das citadas anteriormente.
Apesar de possuir outras formações, seu coração puxou-o para a moda, onde, com o auxílio de sua irmã, começou por produzir casacos femininos e masculinos e, nos últimos anos, sua marca oferece uma variedade de peças singulares. Além de casacos (que foi sua primeira linhagem), produz camisetas, chapéus, túnicas e tantos outros itens que compõem o vestuário, tudo com um toque africano e a Chibaia Clothing faz questão de enfatizar a partir da “nossa” capulana.
Não existe tribalismo na marca e Cláudio Lobo justificou durante entrevista com a DW que “se olhar para as minhas publicidades os modelos são sempre moçambicanas. Nós não criamos a nossa marca para os artistas e políticos. É para todos os moçambicanos e eu vendo a todos os que têm bom gosto”.
Olhando com atenção aos detalhes das suas peças, nota-se que às vezes há um empréstimo de outros tipos de tecidos, como é o caso do algodão, para fazer um casamento com a capulana, o tecido que identifica o seu design de moda contemporâneo.
Representa capulanas de várias cores, vivas e neutras, com estampas que nos transportam de volta à nossa história, e em inúmeros modelos de peças que podem ser desfrutados em diferentes ocasiões, dependendo da “vibe” individual dos consumidores dos seus trabalhos.
A Chibaia Clothing conta com desfiles nas passarelas do Mozambique Fashion Week e internacionalizou-se para Europa, América Latina e Ásia, uma prova clara do sucesso desta marca que não apenas impulsiona a economia local, mas eleva a imagem de Moçambique globalmente.
0 Comentários