Ainda que alguns argumentem que o talento artístico e cultural pode desenvolver-se fora de uma estrutura educacional formal, é inegável que muitos artistas e aspirantes buscam bases sólidas em escolas de arte, pois estas fornecem não apenas técnicas e habilidades, mas também um ambiente propício para a experimentação, aprimoramento criativo e conhecimento de aspectos teóricos.
O Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC) foi a primeira instituição de ensino superior na área das artes e cultura, fundada em Moçambique. É uma casa que formou muitos artistas, actualmente renomados; e continua a formar mais artistas e aspirantes.
Um dos principais objectivos do Instituto é "incentivar, fomentar e desenvolver o aperfeiçoamento, com nível e rigor, de acções de investigação científica, tecnológica, cultural e de natureza aplicada, como contribuição para a elaboração de políticas culturais adequadas para o desenvolvimento do patrimônio científico e cultural da humanidade", de acordo com as informações contidas no seu arquivo.
Apesar do ISArC ter sido criado em 2008, as actividades lectivas iniciaram em 2010. Numa primeira fase, ofereceu três programas de licenciatura, nomeadamente: Design, Artes Visuais e Animação Cultural. E, mais tarde, novos cursos foram acrescentados, concretamente as licenciaturas em Cinema, Dança e em Gestão e Estudos Culturais.
Com sede localizada na Machava, Cidade da Matola, o ISArC conta com duas faculdades (Faculdade de Estudos da Cultura e a Faculdade de Artes), onde se dividem os cursos de licenciatura.
O curso de Licenciatura em Design foi implementado pelo ISArC com o objetivo de preparar profissionais e pesquisadores nas áreas de Design de Comunicação, Design de Equipamento e Design de Moda, para preencher a lacuna na cultura do design no país. Portanto, com esta formação, o Instituto promove o desenvolvimento cultural e econômico, já que reconhece a interdependência entre cultura e progresso.
Por outro lado, a formação em Artes Visuais é estruturada de forma a fornecer uma base sólida e ampla aos estudantes, sem restringir muito suas opções futuras. O curso abrange quatro áreas principais: Pintura, Escultura, Multimédia e Técnicas de Impressão.
Com o curso Superior de Cinema, o ISArC forma profissionais capacitados e qualificados para actuar nos diversos sectores da produção audiovisual, tanto em termos teóricos quanto práticos. Esta é, acima de tudo, uma contribuição para o desenvolvimento da indústria audiovisual moçambicana.
O ISArC pretende, também, com a Licenciatura em Dança e através de uma abordagem multidisciplinar, oferecer uma formação que una tradição e experimentação. Dança Moderna e Contemporânea, além de Danças Moçambicanas, com uma ênfase na técnica e metodologia de ensino específica para cada especialidade, são algumas das bases que são encontradas.
Em Gestão e Estudos Culturais, o ISArC forma profissionais capazes de liderar e gerir eficazmente iniciativas culturais, promover a preservação e valorização do patrimônio cultural, bem como facilitar a interação entre diferentes grupos sociais e culturais.
O Instituto Superior de Artes e Cultura é reconhecido como uma instituição de ensino superior prestigiada. É, hoje em dia, uma referência devido aos altos padrões de qualidade em ensino, aprendizagem e pesquisa, bem como pela sua contribuição na promoção e valorização das artes e da cultura. Suas intervenções acadêmicas e práticas, decorrentes das formações que oferece, influenciam positivamente no desenvolvimento socioeconômico e político do país e da região.
0 Comentários