Rosa Morcene é, actualmente, Account Manager na Signus Creative Agency – empresa esta que a colocou no desafio de trabalhar com as mais prestigiadas marcas nacionais e internacionais desde o início da sua carreira no mundo dos "Criativos".
Morcene iniciou a sua carreira em 2018 como social media, trabalhando exclusivamente com marcas como DKT, WaterAid, Prudence Preservativos, Mozambikes e Be Girl. A sua crença e dedicação na gestão de marcas no social media possibilitaram a recolha e o acúmulo de experiências cujo percurso se compara à rotação dos ponteiros no relógio.
A posição que ela ocupara foi se estendendo ano-após-ano, tendo sido desafiada, em 2019, para lidar com a marca Standard Bank a nível de comunicação digital – SIGNUS ainda era uma agência de marketing e publicidade 100% digital. Rosa comentou:
"Em 2019 recebi o desafio de ser Account Manager do Standard Bank, então daí adquiri mais uma experiência para além de copywriter e social media manager, já lidava com a gestão do cliente."
Após 3 anos trabalhando na SIGNUS, ela decidiu abraçar novos desafios tendo se juntado em 2021 a Emotion Grupo Limitada, onde igualmente exerceu a tarefa de criação e gestão de plataformas digitais para marcas como Porto de Maputo, FemTech, Orange Corners, Compra Nosso e Ideia Lab.
Essa aventura foi uma espécie de viagem pelo universo "criativo" porque um ano depois, como qualquer bom filho, Morcene regressou a Signus Creative Agency onde trabalha, actualmente, na gestão de marcas como FNB e DStv Moçambique.
Todo este sucesso, segundo Morcene, é também devido ao ambiente no qual está inserida, pois acredita tanto na influência negativa assim como na influência positiva que os ambientes podem exercem sobre as pessoas. E no caso dela, particularmente, sempre teve sorte de fazer parte de uma stuff que a permite evoluir profissionalmente, pois segundo Rosa:
“Através de oportunidades que me forçam a reinventar-me, a fazer coisas que talvez em ambientes totalmente diferentes não teria essa vontade", comentou com a nossa equipe. Salientando dizendo que:
"É verdade que foi o mesmo ambiente que me permitiu evoluir, mas foram várias experiências, rotinas, clientes e oportunidade diferentes. Isso acresce mais aquilo que é o meu entendimento sobre branding, cliente, criação e as escolhas que eu possa vir a tomar sobre o futuro da minha carreira profissional."
Imaginar alguém cuja responsabilidade lhe foi incubida em uma agência que operava 100% no digital para a elaboração de campanha OOH pode ser difícil, agora imaginar alguém com atributos e experiência tal como foi descrito nos parágrafos acima ousando conceber uma campanha o exercício de imaginar se torna mais simples.
Morcene, durante a COVID-19, como Directora Criativa, soube usar dos insights das redes sociais para materializar a campanha "tradicional"; neste processo foi a responsável por dirigir a campanha "Juntos podemos vencer a corrida contra a COVID-19", tendo, no processo, idealizado o Moodboard do vídeo e da direcção fotográfica.
Este projecto só prova ainda mais a sua proeza no âmbito da relação Marca-Pessoa, visto que ela buscou todas as artimanhas para convencer a sua equipe e cliente que tinha previamente definido de que a campanha teria lugar no estúdio contrapondo que o vídeo devia ser o mais natural possível.
Outro facto desta campanha é que foi a primeira campanha que fez o uso de uma influencer do gênero feminino e elaborada por uma mulher cuja habilidade já era notória, pois o jogo do headline, o contexto da mensagem e a atleta (Lurdes Mutola) escolhida conseguem ou conseguiram sensibilizar por lado emocional uma situação que colocava várias famílias em desespero. Afinal de contas uma bela campanha deve impactar.
Para além da actividade que exerce no seu dia-a-dia nas agências, Rosa Morcene tem se dedicado igualmente na produção de conteúdo através de produção e publicação de e-books, cujo primeiro projecto foi "O Diário de Uma Publicitária".
Este projecto nasceu da necessidade de partilhar com o mundo a sua experiência, assim como uma forma de quebrar o medo existente nas pessoas que não acreditam no seu potencial. Porque segundo o que partilhou connosco:
"De natureza sou uma pessoa que acreditava que as oportunidades eram para pessoas com mais condições, sou também uma pessoa que não acreditava que pudesse ter as oportunidades que estou a ter hoje!"
E é com essa crença quebrada ou ultrapassada que, hoje, busca partilhar conteúdos para que as pessoas tenham facilmente acesso à referências.
É interessante salientar que o e-book foi disponibilizado gratuitamente e que esta acção deu vida ao mais recente projecto Genius Behind The Brands (GBTB), este que faz parte desta história de partilhas da sua experiência no mundo "criativo".
Em suas palavras:
"GBTB reflecte a minha essência, eu tenho uma bagagem profissional muito grande mas raramente apareço a falar sobre a minha experiência ou a falar sobre marketing, numa época em que temos cada vez mais pessoas a usarem da ferramenta Google para te explicarem o que é marketing e o que é Inbound marketing, não que seja errado, mas marketing e a experiência em Branding é muito mais do que isso – conceitos meramente descritivos". Acrescentou que "nos bastidores acontece muita coisa, e é exactamente isso que me levou a pensar nesse conceito e decidir criar a marca e a plataforma GBTB para que as pessoas possam ter um lugar onde partilhar as suas experiências dos bastidores e que sirva também de uma plataforma onde as pessoas possam ter acesso ao marketing do dia-a-dia e tenham noção do que realmente acontece nos bastidores das marcas."
Em Setembro teve o lançamento e o primeiro evento de GBTB, evento este que permitiu aos participantes conhecerem um pouco sobre como funciona o nosso mercado de marketing e publicidade, pois para Rosa, estes profissionais por trás das marcas precisam ser conhecidos, e as suas experiências precisam ser partilhadas para que outras pessoas possam se inspirar. E não só! terminou acrescentado "por que não conhecer os grandes profissionais por trás das campanhas e marcas de grande sucesso?”
Quando foi questionada sobre as expectativas que podemos ter em relação ao seu novo filho, Genius Behind The Brand respondeu exaustivamente que "mais do que painéis de debate #GBTB é uma experiência. Então, pretendemos continuar a trazer muita experiência para as pessoas e mais conexão entre os participantes e a marca. A final uma marca faz isso, conecta as pessoas através do seu propósito. "
A ideia é expandir ainda mais o conceito, trazer novos convidados e explorar diferentes temas. As pessoas podem esperar mais edições, com debates focados nos desafios actuais e futuros do mundo das marcas e da comunicação, mas sempre a olhar para os profissionais que trabalham nos bastidores das marcas, porque a magia acontece nos bastidores.
0 Comentários