
É importante esclarecer que as artes aqui expostas servem como forma de documentar material concebido em Moçambique e estes são apenas trabalhos que a nossa equipe pôde identificar através das respectivas páginas das marcas, e desta forma acreditamos que possam existir outros trabalhos que seriam adequados para este tópico. A Design informa não pretende classificar entre qual das artes é ou não melhor que a outra, as análises são de carácter técnico e conceptual.
No âmbito das postagens inerentes à celebração do dia de Quelimane, 21 de Agosto, a nossa equipe buscou por trabalhos gráficos elaborados por agências e profissionais para determinadas marcas se posicionarem ou estabelecer conexão com o seu público. Esse que é um costume em Moçambique adoptado por grandes, médias e pequenas empresas.
As constantes na comunicação visual estão relacionadas a um símbolo que se associa, de forma directa, a um produto e/ou um evento. Por exemplo, para as marcas que comercializam óculos, é comum ver-se o uso recorrente de par de óculos em suas fachadas ou em seus logotipos. Essa decisão é muitas vezes tomada devido a necessidade de querer comunicar directamente com um público vasto, como também pode resultar de uma pesquisa precária sobre a construção e comunicação de seus produtos.
Por vezes os criativos são confrontados por desafios em um curto espaço de tempo e o óbvio acaba sendo a solução para a necessidade de determinada marca em comunicar. Um dos dilemas ainda enfrentados nas agências e por criativos é o quesito tempo. Tudo é feito quase acima da hora e esse é um dos factores que pode influenciar significativamente para que recorra-se sempre as constantes.
A constante mais usada na celebração do dia da Cidade de Quelimane
Em Quelimane assim como a maior parte das províncias de Moçambique, o uso de bicicletas é mais comum, possibilitando que as pessoas se locomovem para diversos fins no dia-a-dia.
Por associação, os criativos responsáveis por elaborar as artes gráficas em alusão a essa comemoração têm feito o uso constante de bicicletas.

Isso pode ser observado na arte acima publicada em 2020, que enfatiza a ideia de Quelimane ser a cidade das bicicletas. Contudo, entre várias marcas que usam essa constante, a Vodacom usa ela sempre associado ao seu core business que é o de conectar as pessoas através da expressão “ligados ou estamos on”. Essa que pode ser observada em quase todas as comunicações partilhadas desde a data dessa imagem até a mais recente.

E mesmo com o passar do tempo, onde as marcas tendem a comunicar mais usando fotografias ou imagens montadas com modelos, é possível ainda verificar a persistência do uso dessa constante.
Várias marcas ainda optam pelo uso das constantes, claro que adequando as suas campanhas tal como a Millennium Bim. E mais, algo que nos desperta a atenção é como com o tempo todas as marcas parecem ter o mesmo pensamento criativo. Saindo da época em que buscava-se sempre comunicar com vectores e agora em que o uso de fotografia ou imagem gerada a partir de inteligência artificial se torna recorrente.

As constantes revelam-nos também a capacidade dos criativos em adopta-las em diferentes narrativas. Este pensamento pode revelar certas alienações sobre símbolos, a falta de aprofundamento, bem como pode resultar de uma escolha intencional e lúcida.

0 Comentários