Campanha-01-01

Artigos

4/recent/ticker-posts

A engenharia por detrás do sucesso da campanha Maria que é Marie - Merec

Marie-03

O mercado emergente, como o moçambicano, possui vários problemas que para as marcas que pretendem se posicionar como líderes no mercado devem ter a habilidade de identificar as oportunidades existentes.

Há vários anos que o mercado criativo moçambicano vem crescendo vertiginosamente em função das demandas que nascem da necessidade de marcas em comunicarem-se e estabelecerem-se no mercado, de modo a que o público consumidor possa ter uma ideia da razão da existência de determinadas marcas ou o seu diferencial. 

É comum que as marcas pioneiras no mercado se tornem as líderes ao ponto de serem usadas como referência nas suas categorias, como é o caso da marca Gillete, essa que é usada como índice para identificar qualquer marca de barbear em Moçambique, mais especificamente em Maputo. 

Entre várias empresas existentes, a Merec é uma das mais antigas no mercado e que foi fundada em 1998, e hoje é uma referência nacional na produção de milho e de trigo, massas, bolachas e rações animais. A Merec inclui também várias sub-marcas com uma variedade categórica no que diz respeito aos produtos derivados de trigo e milhos como Bela, Kulukaa, Xiluva, Forte, Mpupu, Kibom e Marie...

A Merec pretende ocupar o lugar de líder no mercado moçambicano, tendo, desta forma, solicitado o expertise da equipe da Agência SPOT Comunicação – essa que actua como empresa de publicidade no mercado moçambicano desde 2009, para “conceber uma campanha com o objectivo de criar awareness e colocar a marca no Top of mind dos consumidores”, contou-nos Ferrão Chico, o Director de Arte Sénior.

Whats-App-Image-2024-01-28-at-11-01-22-1  

Ferrão Chico provou mais uma vez a necessidade da existência de uma estratégia quando o objectivo é se comunicar com os consumidores, respeitado ao mesmo tempo os seus hábitos e a história das marcas existentes, tal como contou-nos ao salientar que “não podemos ignorar a marca da concorrência, a bolacha Maria (como lhe chamam)”, isto porque todos sabemos que elas são popularmente conhecidas e embora as bolachas Marie sejam bastantes consumidas, há um problema que é o facto dos consumidores não perceberem a distinção da pronúncia do nome delas, chegando a usar a marca/nome Maria como referência para indicar a bolacha Marie.

Whats-App-Image-2024-01-28-at-11-01-21-1  

Entretanto, Ferrão Chico revelou-nos que: “Daí vimos a oportunidade de transformar o que parecia uma fraqueza numa oportunidade – aproveitando essa diferença do nome para notabilizar a marca Marie e aumentar o Awerness”.

Essa estratégia respeitou a tendência e linguagem dos consumidores em chamar Maria a todas bolachas dessa categoria, sem ser evasivo ou impor-lhes e sim, evidenciar que entre várias bolachas há uma com seu toque especial que é a Marie que foi estendida até ao TVC para enfatizar esse facto através de uma mania popular commumente na cultura na apropriação de forma inglesa para traduzir ou abreviar os nomes como Francisco que é Francis; João que é John; Catarina que é Caty; Bernardo que é Beny; Jéssica que é Jessy; Carlos que é Charles.

Whats-App-Image-2024-01-28-at-11-01-21

Enviar um comentário

0 Comentários

Campanha-01-01