
“A Premier League é uma liga profissional de futebol da Inglaterra e representa o mais alto nível do sistema de ligas do futebol inglês. Disputada por 20 clubes.”, segundo Wikipedia.
Muito recentemente a marca Premier League viu-se na necessidade de reposicionar-se como uma marca de destaque no seu segmento, reflectindo o seu perfil global com uma vasta audiência que chega à 5 bilhões de pessoas, segundo os dados partilhado pela Design Studio, agência responsável pelo rebrand da marca.
Anteriormente a Premier League possuía um logotipo composto por um leão e um brasão (elemento este comum no segmento), como também uma bola acompanhada por uma fonte composta em CAIXA ALTA semi-serifada.
Entretanto, com a dinâmica ou a actualização constante dos meios e dispositivos electrónicos, nasceu a necessidade da marca de reposicionar-se com vista a não ficar estagnada no tempo como também em conseguir se tornar relevante. Com isso, a Design Studio foi responsável pelo rebrand do logotipo e a identidade visual, este que consistiu na simplificação do símbolo através da exploração de ícone do leão, eliminado os elementos e adoptando um tom de voz mais amigável e próximo ao público com a implementação da tipografia geométrica.
Tipografia Geométrica é exactamente um conjunto de letras concebidas a partir de forma geométricas, diferente das demais categorias como tipografias humanistas ou caligráficas que têm origem no movimento humano, que possuem alto contraste entre as letras. As tipografias geométricas possuem baixo contraste entre as hastes e são practicamente invisíveis. Como exemplo de tipografia geométrica podemos destacar a Futura, tipografia sem serifa desenvolvida em 1927 pelo Paul Ranner.

“As pessoas são distraídas facilmente com os seus telemóveis e computadores, isso incluí também as marcas concorrentes que ofuscam a suas atenção”

Com esse desafio, a Design Studio buscou desenvolver uma identidade visual vibrante, funcional e atractiva com vista a captar o interesse constante da audiência e isso incluía as cores, as artes cinéticas, e a tipografia.
Como uma estratégia de posicionamento comercial como também do tom visual, foi desenvolvida a partir do logotipo actualizado um sistema de família tipográfica Premier League.
Essa família tipografia foi desenvolvida a partir dos caracteres “r”, “g” e “m”. O objectivo era que esse sistema tipográfico reflectisse o seu posicionamento de proximidade com o público, pois a Premier League é o reflexo da audiência, daí que uma tipografia geométrica teria o poder de funcionar tanto em telas maiores como em menores, destacando os dispositivos móveis como a sua aplicação em tabelas sem perder a consistência.
Crédito das imagens: Design Studio & Monotype
0 Comentários