
A Mozilla é uma comunidade global de voluntários apaixonados, bolsistas e colaboradores que têm construído, protegido e moldado a internet desde 1998, segundo a Mozilla.
Mozilla se posciona como defensor de acesso livre a internet, partindo do princípio que a internet já foi um lugar onde as pessoas eram encantadas e motivadas por descobrir novas coisas, diferente do cenário que se pode verificar actualmente.
No ano passado, a Mozilla fez o rebranding da sua marca com o foco principal no desenvolvimento da tipografia cunhada Mozilla. Esta que foi desenvolvida pela Studio Drama em colaboração com o estúdio Jones Knowles Ritchie - jkr.

Este novo sistema identitário da Mozilla – tipografia, possui uma variedade de pesos com vista a conectar e engajar a comunidade global de desenvolvedores. Essa família tipográfica foi desenvolvida para funcionar adequadamente em meios digitais, conferindo um aspecto tecnológico que garante não apenas a estética da sua aplicação, como também a funcionalidade.
E segundo a Studio Drama, “A característica fundamental da família tipográfica Mozilla é o seu design de largura uniforme (duplex), que proporciona espaçamento e kerning consistentes em todos os pesos e estilos. Isso garante que não haja risco de refluxo de texto durante as transições — um atributo essencial para interfaces de tela onde o texto pode mudar ao passar o mouse ou se adaptar a diferentes estilos. “
E mais, através da tipografia foi possível desenvolver os restantes assets a partir do inktrap das letras combinadas com as slab serifas.
Esta identidade provou mais uma vez o poder que a tipografia, hoje em dia, pode conferir a uma marca onde mesmo na ausência do logotipo a marca, durante a comunicação, ainda carrega a sua essência.

Aberto para todos, a famíia tipográfica Mozilla Headline e Mozilla Text se encontram disponíveis para download no Google font e para o uso gratuito. E, antes de aplicar a tipografia em seus projectos, a nossa equipe recomenda que leiam a licença contida no ficheiro.
0 Comentários