Campanha-01-01-copy

Artigos

4/recent/ticker-posts

O problema da marca Cerveja Txilar pode estar no sistema

Txilar-01 
Durante as observações do comportamento do sistema de comunicação visual da marca Cerveja Txilar, foi possível identificar o problema que acompanha e, se não tomadas as devidas medidas, acompanhará a marca por um longo tempo. 

Antes de aprofundar, sinto a necessidade de esclarecer que as teorias não devem ser confundidas como verdades absolutas ou doutrinas, havendo uma melhor que responda efectivamente a um problema, esta estará aberta a actualização e a considerar as propostas mais efectivas.

O problema ao qual nos referimos está directamente ligada ao campo de Design, este que nasce de uma necessidade que um cliente propõe a um profissional ou aquele em que o profissional identifica e propõe soluções. Este artigo pode ser considerado como o segundo tipo de problema que os designers intervêm.

Pode-se chegar a questionar qual é a importância do Design para uma marca? Agregar valor. Essa é a resposta mais rápida e uma das mais antigas. O Design por si não ajuda uma marca a aumentar os seus lucros na venda de produto, mas melhora significativamente as probabilidades, tanto quanto sabemos que o design molda, define e caracteriza uma marca. Como sabemos as grandes marcas incorporam o design como um elemento valioso das suas marcas. Logo, para ter uma resposta mais articulada sobre a importância do design na construção de marcas, acompanhar a história das marcas que nos rodeiam é um exercício suficiente para compreender (tenho a certeza que temos uma nítida distinção entre o visual de pasta dentífrica Aquafresh e Colgate). 

De onde nasce o problema da marca Cerveja Txilar

O problema da inconsistência da marca Cerveja Txilar nasce através da observação da sua comunicação em seus principais canais. Apesar desta análise se restringir a uma parte do sistema inteiro, isto pode revelar-nos a falta de definição clara de um sistema de comunicação visual da marca. 

Esta marca possui um activo (o próprio nome da marca). que o coloca em vantagem e relevante no seu segmento, pela associação do termo “txilar” e curtir. Entretanto, pode-se imaginar que a sua visão é clara. 

O problema que pode ser evidenciado é a falta do casamento entre a visão e a estratégia, isto, sob o ponto de vista do Design como sendo uma das estratégias e mais especificamente, Type Design. 

Um factor negligenciado pela marca é a falta de consistência da sua identidade, e a inconsistência pode ser associada a falta de definição clara daquilo que pretende transmitir. 
Em poucos anos a marca Cerveja Txilar já alterou mais de duas vezes um dos seus assets mais repetidos na comunicação para além do logotipo, a tipografia. E o que mais chama a atenção a esse detalhe é a mudança radical com que se efectua. 

O que levanta as seguintes questões, a quem essa marca se dirige quando comunica (o sentimento que determinadas tipografias transmitem), qual é sua voz gráfica (será que a escolha da família tipográfica contrasta com as cores da marca), em quantas palavras a nossa mensagem chega ao nosso público (em diferentes formatos, a tipografia seleccionada funciona), qual é o nosso tom (a tipografia suporta alguns diacríticos necessárias para essa língua), estas e mais questões são necessárias quando se vai definir a escolha de uma tipografia, isto para não falar de outros elementos, pois um sistema é o conjunto das partes e para que todos possam funcionar melhor se torna necessário uma harmonia entre os elementos particulares. 

IMG-5785

A primeira tipografia usada pela Cerveja Txilar foi concebida por dois brasileiros e tinha como objectivo funcionarem como Display, estes que são apropriados para títulos e essa em específica não tinha minúsculas e não funcionavam para uma composição a partir de certo número de palavras, isto foi evidenciado em algumas campanhas promulgadas naquela altura.

IMG-5785 
E durante a revelação da nova identidade (a separação superior entre as letras TX) e as novas embalagens a marca ressurgiu numa abordagem gráfica diferente exibindo um estilo diferente de tipografia com terminais irregulares desenvolvido por Sarid Ezra. 

Numas das postagens mais recentes reaparecem com uma tipografia sem serifa e diferente da que vinham usando, caindo, mais uma vez, na inconsistência. 


IMG-5785

Enviar um comentário

0 Comentários

Campanha-01-01