O Design é uma ferramenta poderosa, embora, pouco nos damos conta dela no dia-a-dia. Esse poder torna-se evidente quando, através de uma imagem, conseguimos relacionar o produto a qual a imagem representa.
O design, na sociedade Moçambicana, sempre esteve presente e sempre cumpriu o seu propósito. É nesta senda que se torna relevante abordar sobre o processo de criação da capa de um dos Álbuns do grupo musical que teve influência significativa para a cultura do Hip-Hop em Moçambique.
GPRO (Giants Produções) é um grupo moçambicano de Hip-Hop. O grupo foi formado no ano 2000 num torneio chamado “Txova” este projecto tinha como objectivo recrutar jovem talentosos, o grupo é actualmente formado pelos rappers Duas Caras e Trez Agah. (Wikipia)
O design responsável pelo Design da capa
Benson Pacha Viegas Mahumane, mais conhecido por Benson Bllakson partilhou na sua mais recente
entrevista com a Design informa sobre o orgulho que sentiu por ter participado na concepção visual da capa do CD. Conheça a seguir o processo por detrás da icônica capa de um dos melhores grupos musicais nacional.
O processo
Problema: O problema era encontrar uma solução visual que representasse o Forever que é um termo em inglês que traduzido para o português é: Para Sempre.
Definição do problema: Criar uma capa de CD do gênero Hip-Hop, trazendo a essência do hip-hop em termos visuais sem usar elementos esotéricos.
Recolha de dados: Neste processo, a compreensão do nicho e da cultura Hip-Hop mostrou-se relevante para recolha de dados, o que podemos entender como referências. E segundo alguns artigos, a relação das tatuagens e o hip-hop está vinculado a ideia da auto-expressão.
Análise dos dados: Se a tatuagem é uma forma de auto-expressão, torna-se relevante relacionar essa expressão com o ‘
Forever’, que significa, em português, para sempre. Daí o designer antes de chegar a conclusão buscou explorar várias ideias de representação dessa ideia e, um dos elementos foi o símbolo que representa 'infinito', que pode também representar eterno o que torna evidente o conceito do CD. Porém é importante salientar que esse resultado foi consequência de várias tentativas através de esboços das possíveis ideias e dentre elas, o grafite conhecido como Street art, que está também associado ao movimento Hip Hop entre vários elementos possíveis de visualizar nas imagens seguintes.
A ideia: Neste processo dá para perceber as possíveis soluções, porém a ideia deve em algum momento ser adiada através das relações dos possíveis elementos. Surge nesse processo questões tais como tornar visualmente a representação de uma ideia simples? Factor que possibilita a fácil memorização da capa. É possível perceber a conjugação desses elementos e experimentação da integração do nome do grupo e o título do CD nos sketches abaixo.
A criatividade: Esta é a etapa em que, através de tudo que se formou, busca-se formas de solidificar ou reorganizar as ideias de forma coerente, onde não há espaço para ideias fantásticas porque o que deve estar visível tem de ser inteligível a todo mundo e ser fácil de ler para qualquer pessoa.
Nessa etapa notamos de forma clara a integração da bandeira nacional, que é o contexto ao qual o a obra está inserida e representada através do símbolo infinito acompanhado por notas musicais. Notamos também, de forma clara, a relação que é criada nas partes do conjunto que formam um todo.
A solução: A solução resulta na combinação de alguns elementos encontrados nas etapas acima, porém distribuídos de forma apelativa e agradável aos olhos sem perder a essência, este que também fez o uso de textura real e foi colocado como tatuagem. Dai que o Design é atitude, a forma que a gente pensa até chegar ao resultado.
Resultado final
Nota: A team da Design informa é responsável pela descrição e análise do processo da concepção, facto este facilitado pela metodologia visual disponibilizada pelo Artista e designer Benson Bllakson; Apenas as imagens é que são da total autoria do designer.
0 Comentários