Campanha-01-01-copy

Artigos

4/recent/ticker-posts

Tipografia como forma de expressão e sua importância no design gráfico

Tipografia-01 
A tipografia é um software que os designers, escritores e hoje criadores de conteúdos, usam como forma de expressão visual. Entretanto, no campo do design ou na comunicação visual a tipografia é considerada como elemento que, num layout, precisa ser aplicada ou usada de modo a permitir a legibilidade da mensagem que se pretende estabelecer. 

Um layout é a soma de todos os elementos contidos nele. Em outras palavras, o layout é a arte final. Existem diferentes tipos de layouts, que são acompanhados por um logotipo, imagem (podendo ser fotografia ou ilustração), texto, padrão e cor. Há casos em que um layout é composto por dois ou três e até menos elementos anteriormente descritos. 

Aquele que busca aplicar a tipografia para convencer uma mensagem precisa fazê-lo com destreza, ajudando o espectador ou o público final a compreender a mensagem sem muito esforço. E isso é feito através da aplicação da tipografia considerando a preocupação entre a relação com os elementos que vão fazer parte do layout. A aplicação da tipografia em um layout deve ser aplicado de forma harmônica, sem haver conflito entre o que será usado e isso abrange o tamanho, o peso e o contraste entre a cor do fundo com a cor da tipografia. 

Em outros cenários, aquele que vai fazer a aplicação de uma tipografia precisa antes compreender para qual propósito uma determinada tipografia foi projectada, isto porque esse elemento precisa ser aplicado de forma estratégica, sem contar com o facto disso permitir que ele tire a maior vantagem no prazer que uma fonte tipográfica poderá dar ao espectador, bem como o conforto durante a absorção de uma mensagem. 

Há fontes que são projetadas com o propósito de serem aplicadas em títulos, ou em Headlines. Esse tipo de fonte, geralmente, suporta uma combinação limitada entre os números de palavras e outras fontes tipográficas projectadas para serem usadas em Bodycopy, ou seja, o suporte do headline ou em textos corridos. Isso pode ser observado em tipografias variadas mas que pertencem à mesma família. Um exemplo comum de se encontrar é no guia de uso de assets de uma determinada marca que possui a sua própria fonte ou adopta, através de personalização, uma certa família tipográfica que se alinha à sua estratégia. 

Ignorar o papel que a tipografia desempenha em uma peça gráfica pode revelar a falta de conhecimento de quem a usa. Contudo, havendo vários conteúdos e profissionais que se dedicam nessa matéria, todos que trabalham com a tipografia podem melhorar o impacto da mensagem ao fazerem o uso adequado e conhecendo a sua importância para a comunicação visual.

Enviar um comentário

0 Comentários

Campanha-01-01