As datas comemorativas são sempre uma oportunidade para marcas se comunicarem com a sua audiência, ao mesmo tempo que constroem relevância da própria marca (considerando-se que marca é a ideia que se tem sobre uma entidade), dentro do seu segmento por manifestar o seu posicionamento perante uma data com significados que resultam da convenção histórica, ou fenómenos do passado, como é o caso do Dias dos Heróis.
Passam anos que empresas têm reagido e “comemorado” as datas comemorativas através de campanhas direccionadas à sua audiência. As pessoas responsáveis pela comunicação de uma empresa têm a tarefa de buscar uma forma relevante da marca para comunicar essas datas, que geralmente têm sido através de uma campanha criativa (consideremos as que conseguem fazer o core-business do negócio com as datas), que ajudam a colocar a marca ainda mais num lugar distintivo resultado da eficácia e relevância do posicionamento perante as datas comemorativas.
Nem todo tipo de datas comemorativas cabem no perfil de determinadas empresas; numa analogia podemos assumir que uma empresa é como uma pessoa doptada de valores e crenças que geram determinados comportamentos na sua comunicação e o posicionamento na sociedade.
Desta forma, é sensato assumir que quando determinadas marcas assumem a iniciativa de celebrar uma data comemorativa, precisam, inicialmente, de compreender o seu modelo de negócio assim como a sua voz para melhor conceber uma comunicação que seja relevante ao seu público e em simultâneo à marca. Esta postura não é necessariamente para que elas mintam em relação as datas (porque ao fazer isso o público notará), mas encontrar o valor com o qual a empresa se identifica que esteja aliado a data e comunicar para a sua audiência.
A verdade é que as empresas, hoje em dia, precisam ouvir mais os seus clientes e só assim conseguirão usar destas oportunidades para posicionar positivamente as suas marcas.
Dentre várias marcas, podemos dar o exemplo da LAM – Linhas Aéreas de Moçambique que celebrou o dia dos heróis tendo em conta o seu segmento e posicionamento com o seguinte copy: Hoje celebramos aqueles cujas asas são invisíveis, porém indispensáveis.
O outro exemplo seria o da Global Alliance Seguros que tem como Slogan: Seguramente connosco e que possui vários pacotes de serviços dos quais usaram eficazmente para celebrar esta data através de um vídeo animado em vectores obtidos no banco de dados que foram posteriormente adequados a identidade visual da marca. Essa em especial é uma das mais relevantes que pude achar, porque coloca-se a si como o herói sem dize-lo, isto porque conseguiu olhar para os seus valores e posicionamento em relação a data.
A Sequência do texto é a seguinte: Os verdadeiros heróis estão sempre connosco: em casa (eles têm um seguro de casa e na imagem mostram os pais), na escola, no hospital e até em momento de lazer (seguro vida).
Call to action: Nos protegem contra tudo (há vários seguros disponíveis na GA, e voltamos a analisar o seu slogan). São aqueles com quem podemos contar.
0 Comentários