Campanha-01-01

Artigos

4/recent/ticker-posts

Maior Festival de Arte de Rua Cancelado - Maputo Street Art

Design-informa-SPOT-03-03-01-02 
Ano passado, entre o mês de Novembro e Dezembro realizou-se a Primeira Edição do Festival Maputo Street Art, este que contou com várias actividades de diversas áreas artísticas como cinema, dança, pintura, fotografia, graffit entre outras.

passeio-emptyroom-art-08-05-2024-jpg14  
Afroivan, responsável pelo projecto, vem desde o início deste ano a desenvolver diferentes iniciativas, junto com vários artistas, com vista à angariação de fundos para a realização da Segunda Edição do Festival Maputo Street Art, e este evento costuma ter lugar nos bairros da capital do país que incluem Unidade 7, Polana Caniço, Maxaquene, Mafalala, Chamanculo e Bairro Central, sobre o lema "(Re)Criando Narrativas".

IMG-4587

Entretanto, o evento que tinha sido previsto a sua realização para este mês até ao próximo, face aos conflitos sociais e políticos, foi cancelado, restando apenas as visitas guiadas nos bairros durante o mês de Novembro, sem, actualmente, uma data confirmada.

Embora existam comentários que não concordam com a decisão do cancelamento do evento afirmado que é neste momento de contendas sociais e política que o evento devia ser ainda mais promulgado e a acontecer. Importa, nesta inquietação, salientar que o movimento Street Art surge, de forma indirecta, como forma de protesto a marginalização e a exclusão das artes em si. 

Tal como foi mencionado acima, este evento costuma ser realizado concretamente nos lugares em que houve mortes durante a última manifestação, e realizar o evento significaria expor ainda mais crianças a este perigo.

Face ao anúncio do cancelamento do evento, Afroivan contou para a nossa equipa que não há possibilidade de continuar com o evento nesta situação em que nos encontramos no país, porque "muitos querem reagir no tempo de guerra sendo que estamos inconformados há muito tempo", tendo adicionalmente questionado o seguinte "por que é que temos de nos expor ao perigo agora se há anos estamos a fazer revolução que até destroi a colonização artística e cultural?"

78b226f3-9a69-4153-8732-a244cc8088f6  
Maputo Street Arte é um colectivo artístico composto por vários jovens engajados na divulgação das artes no espaço público por intermédio de várias expressões artísticas multidisciplinares tais como pintura de murais, fotografia, performance, vídeo arte, stencil, grafite, música, dança, poesia entre outras práticas híbridas.

0f753574-4b30-4dcb-8b0e-175c262718b4

Fotografias cedidas pela Street Art e captadas pelo Ildefonso Colaço

Enviar um comentário

0 Comentários

Campanha-01-01