Campanha-01-01

Artigos

4/recent/ticker-posts

Inteligência artificial na publicidade em Moçambique, ameaça ou oportunidade – SPOT

Praiana-01

No nosso dia-a-dia, para quem navega na internet e nas redes sociais, é impossível passar sem ver algo relacionado à inteligência artificial. Inteligência essa que há um tempo tem vindo a ser um tópico visto como ameaça por uns e oportunidade por outros profissionais da área criativa como os fotógrafos, designers, copywriters e etc.

Importa aqui referenciar que mesmo antes da promulgação e acessibilidade das ferramentas de inteligência artificial hoje disponíveis, a questão de medo e de oportunidade eram comuns no campo criativo. Onde alguns se sentiam ameaçados pelo fácil acesso de software que vinham com template como Canva e também pela democratização de ferramentas de edição.

Em meio aos fenômenos acima descritos, de forma geral, várias agências de marketing e publicidade têm acompanhado a dinâmica e a evolução de métodos de execução de projectos criativos e, exemplo disso temos marcas como a Coca-Cola – que desenvolveu campanhas geradas através de inteligência artificial, e inclusive a Pentagram (um dos maiores estúdio de consultoria em Design) desenvolveu um sistema de identidade visual através da inteligência artificial para uma empresa de tecnologia. 

Agora, de forma mais restrita, em Moçambique, as aplicações de inteligência artificial são commumente observáveis no que diz respeito à geração de imagens estáticas como forma de amortecer o custo financeiro e de dinamizar o processo de produção em um meio a alta demanda por serviços de Social Media. 

 

Entretanto, no dia 2 de Junho, a Agência SPOT deu um passo ousado ao lançar uma campanha em ATL gerada totalmente a base de Inteligência Artificial, se destacando como a primeira agência comissionada por um cliente a desenvolver este tipo de projecto em Moçambique. Em meio às incertezas no campo criativo, certamente que a Agência SPOT, ao contrário dos que consideram Inteligência artificial como ameaça, agarrou este novo meio como oportunidade.

A campanha desenvolvida pela SPOT teve como desafio elaborar um vídeo que, a muitos possa ser considerado surreal, isto porque desde o cenário, personagens e até o som foram desenvolvidos por uma equipe de criativos através de comandos em ferramenta de Inteligência artificial e sem deixar vestígio de não ser “real". Shaid Umar, director da SPOT, com este projecto afirma que, “Esta campanha pode vir a marcar um ponto de viragem em Moçambique, um exemplo inspirador para o sector e o início de uma nova era na forma como concebemos e desenvolvemos campanhas publicitárias.”

No entanto, este projecto gerado inteiramente através de Inteligência Artificial, aos optimistas, serve como uma luz para o tema que vem sendo debatido por vários criativos ao longo de vários anos no que diz respeito a função de um criativo. Os criativos são os que fazem ou os que pensam?

Diga-nos o que achou desta campanha e que rumo o Marketing e Publicidade em Moçambique tomará daqui a dois anos com o advento destas ferramentas que integram o IA.

Enviar um comentário

0 Comentários

Campanha-01-01