
Design é uma actividade que está para resolver problemas. Estes problemas podem ser identificados por uma entidade que por sua vez busca um profissional para resolver, bem como o designer pode identificar um problema e por sua vez propor a determinada entidade e foi este último caso que transformou a solução proposta pelo Dejerson Maçanzo à Xizoro.
Dejerson Maçanzo é designer gráfico moçambicano, licenciado em Arquitetura e Urbanismo no Instituto Superior de Ciência e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM).
Maçanzo actua como Freelancer e tem, através das suas páginas nas redes sociais, partilhado de forma consistente redesign de logotipo e símbolos de várias empresas focado no minimalismo. Segundo um artigo partilhado pela Kabum digital, “Dejerson acredita que o minimalismo remove o desnecessário”.
Imagem do instagram
Entretanto, em Março de 2024 Maçanzo propôs um novo logotipo para a marca Maçanzo, buscando atribuir elementos minimalistas que se relacionam com o nome da marca.
Com isso, Dejerson fez um jogo semiótico através da representação do objecto "Xizoro", que significa tesoura em Xichangana. Xizoro, neste contexto é uma marca que confecciona fatos sob medida.
Através da sua leitura, Maçanzo fez um estudo do logotipo que estava em vigor, na altura, e percebeu alguns aspectos técnicos da representação do objecto, tendo, por sua vez desenvolvido uma versão mais refinada explorando a inicial “X”, cuja estrutura anatômica proporciona oportunidades de associação com a Tesoura, onde pôde representar a tesoura, usando apenas o essencial.
0 Comentários